Pular para o conteúdo

Benefícios da melancia: Deliciosa e saudável!

benefícios da melancia
Tempo de Leitura: 2 minutos

O adequado consumo de frutas na alimentação ajuda a aumentar a quantidade de nutrientes, melhorando a qualidade das refeições e garantindo uma vida mais saudável.

Neste artigo, vamos mostrar os benefícios da melancia para sua saúde e quais as vantagens de se consumir esta fruta.

Quais são os benefícios da melancia?

As frutas são muito saborosas e podem ser inseridas de forma bastante fácil na alimentação. Além disso, elas contêm fibras e substâncias bioativas que ajudam na manutenção da saúde e também na prevenção de diversas doenças, incluindo alguns tipos de câncer.

Alguns dados do Ministério da Saúde mostram que o hábito de se comer frutas ainda é ruim, sendo que apenas 19% da população consome as cinco porções diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, ou seja, um total de 400 g por dia de frutas e produtos hortícolas.

Alguns dados também mostram que o baixo consumo de frutas e vegetais está entre os dez principais fatores de risco para a mortalidade global, podendo causar diversas doenças como a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares, entre muitas outras.

Veja, a seguir, alguns dos benefícios da melancia para sua saúde e como esta fruta pode lhe trazer maior bem-estar físico e mental:

Aumento da hidratação corporal:

A ingestão de líquidos é fundamental para o adequado funcionamento do organismo. Recomenda-se uma ingestão de pelo menos 35 mL por quilo de peso corporal para se manter um nível saudável de hidratação.

LEIA >>>  Amaranto: Saiba mais sobre essa poderosa semente!

Este consumo deve ser preferencialmente de líquidos, mas pode incluir o consumo de alimentos que também tenham alto teor de água, como é o caso da melancia. Esta fruta contém em torno de 95% de água, sendo uma ótima opção para melhorar a hidratação corporal, principalmente nos dias mais quentes;

Ajuda na prevenção de algumas doenças:

A melancia é rica em substâncias consideradas bioativas, tais como o licopeno que promove a melhoria do sistema cardiovascular, melhora a capacidade da memória e também ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer.

Além disso, o licopeno atua na redução dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células;

Contém diversos nutrientes:

A melancia é uma fruta rica em diversos nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde, possuindo quantidades importantes de betacaroteno, de vitaminas do complexo B, de vitamina C, além de também conter diversos minerais entre eles o cálcio, o fósforo e o ferro.

A melancia também é rica em fibras que ajudam na limpeza do sistema digestivo, além de ajudarem na redução das toxinas e dos resíduos, melhorando, assim, a absorção de nutrientes no trato intestinal;

Ajuda no aumento da saciedade:

A melancia é uma fruta bastante interessante para quem busca reduzir peso, pois auxilia no aumento da saciedade. Isto acontece em função do alto teor de água e de fibras desta fruta que promovem o controle do apetite.

Além disso, a melancia contém baixa quantidade calórica, tendo em torno de 31 calorias para cada 100 gramas, sendo uma ótima opção para ser inserida nas dietas de controle de peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :