Especialmente por conta do crescimento de blogs sobre unhas, expondo tipos de nail art diferente e produtos específicos para a região, também vem aumentando o uso de técnicas de alongamento para tornar as unhas não só mais longas, mas também mais bonitas e resistentes. Uma das técnicas mais populares no Brasil são as unhas de gel, e hoje falaremos um pouco mais sobre elas.
Indice do post
O que é?
O processo de aplicação de unhas em gel é algo que visa trazer alongamento das unhas de forma natural. Para isso, é aplicado um gel especial sobre a unha natural e esculpido artesanalmente, garantindo acabamento brilhante e resistente.
As unhas em gel podem ser usadas para alongar, proteger unhas fracas, aumentar a durabilidade dos esmaltes e ainda impedir que se roam as unhas, já que o gel é mais resistente que a queratina que compõe a lâmina da unha.
Como se aplica?
O processo é feito em alguns passos. Antes de aplicar, clientes não devem ter retirado as cutículas para não ter nenhum tipo de ferida nos dedos. Começa-se empurrando as cutículas e, se necessário, cortando apenas seu excesso com um alicate. Todas as unhas então serão lixadas, nas pontas e na superfície, para ficarem do mesmo tamanho e garantirem aderência do gel. É selecionado um Tip que servirá de molde e base para aplicação do gel e ele é aplicado na unha natural. É feita aplicação da primeira camada de gel base, que deve ser secada por luz UV. Depois é passado o gel de construção, secado na luz UV, e por fim uma camada de gel finalizador para dar brilho, que também deve ficar sob luz UV.
Banho de gel
Diferente da colocação de unhas de gel, o banho de gel não confere alongamento. Ele é usado em unhas quebradiças, fracas e sem brilho, sendo curtas ou longas. Basicamente o processo é o mesmo da unha de gel, mas ao invés de moldar uma nova unha, a unha natural é apenas coberta com camadas de gel que irão promover unhas brilhantes e fortes.
Mitos sobre a unha de gel
As unhas precisam respirar?
Esse mito surgiu apartir da aplicação em excesso de esmalte, que resseca as unhas. Feitas de queratina, assim como o cabelo, as unhas não precisam respirar.
Pode causar fungos ou alergias?
Quando aplicadas com um profissional sério, o risco de isso acontecer são mínimos. Entretanto, gel de má qualidade pode aumentar o risco de alergia e a formação de bolhas entre a unha natural e a postiça, podendo gerar fungos.
O gel enfraquece as unhas?
O enfraquecimento das unhas se deve às deficiências nutricionais ou pode acontecer por conta de uma remoção mal feita, que gera uma esfoliação excessiva da superfície da unha. Isso é um sinal de profissional pouco apto ao trabalho.
Vantagens
- Aspecto natural
- Resistentes
- Não resseca a unha natural
- Não é necessária a retirada da cutícula
Desvantagens
- Custo elevado
- Manutenção frequente necessária
- Remoção difícil feita apenas com especialista