Em busca de uma pele mais bonita ou de uma silhueta mais esbelta, muitas mulheres recorrem a tratamentos estéticos diversos para conseguir os resultados desejados. Um dos mais conhecidos atualmente é a carboxiterapia, que ajuda na diminuição da celulite, da gordura localizada e auxilia até mesmo o tratamento de estrias. Saiba agora como funciona esse tratamento e quais são os resultados.
Indice do post
Como funciona?
Na carboxiterapia ocorre a aplicação de gás carbônico (CO2) na hipoderme, camada localizada logo abaixo da superfície da pele. Nesse tratamento, o profissional injeta perpendicularmente a substância na região de interesse para conseguir os resultados pretendidos. Esse é o procedimento realizado para celulite e gordura localizada.
Já no caso do tratamento de estrias, a profundidade da aplicação é menor: aplica-se o gás carbônico diretamente na cicatriz visando a melhorar seu aspecto.
O gás melhora a oxigenação local
Quando o gás carbônico é injetado na pele, ele promove uma reação química que leva a uma maior oxigenação da região. Com isso, a circulação do local também melhora e o corpo possa a eliminar as toxinas acumuladas. Assim, a carboxiterapia funciona porque é uma forma de limpar o organismo de impurezas que afetam o aspecto da pele.
A gordura é subdividida
Além disso, o gás carbônico também age diretamente nas células adiposas, fragmentando-as. Com essa subdivisão, a gordura é mais facilmente utilizada pelo organismo e, com isso, é eliminada a gordura localizada.
Estimula a produção de colágeno
Quando feita diretamente na estria, por sua vez, essa técnica também é a responsável por aumentar a produção de colágeno. Com isso, não apenas a pele se torna mais firme e mais elástica, mas também a aparência da estria é atenuada.
As estrias vermelhas são favorecidas pela aplicação de gás carbônico porque ocorre uma melhora na circulação local, levando a uma melhora da aparência. Já quanto às estrias brancas, esse tratamento faz com que elas superficializem e, com isso, ficam mais homogêneas em relação à pele. O resultado é de pele aparentemente mais lisa e, portanto, livre das marcas.
Tratamento deve ser aliado ao estilo de vida
A carboxiterapia, sozinha, não terá tantos impactos no corpo e na vida da paciente quanto terá se for aliada a um estilo de vida saudável. Por isso, esse tratamento deve ser um complemento para uma dieta balanceada aliada à prática de atividades físicas, pois somente assim é possível manter a pele bonita e saudável.
Técnica só pode ser realizada por profissionais
Apesar de suas vantagens, esse procedimento só pode ser realizado por profissionais habilitados, como esteticistas que tenham treinamento e experiência com esse procedimento. Por isso, antes de se submeter a essa técnica faça um pesquisa criteriosa entre os profissionais para não acabar se arrependendo depois.
Dessa forma, o funcionamento da carboxiterapia está ligado à atuação do gás carbônico para melhorar a oxigenação, a circulação e a eliminar toxinas. Além disso, o gás carbônico injetado também quebra as células de gordura em pedaços menores, além de superficializar cicatrizes. Esse, entretanto é apenas um tratamento estético e por isso não existe milagre: é preciso associá-lo a uma vida saudável pra resultados melhores e duradouros.