A taioba é uma planta alimentícia não convencional, muito conhecida principalmente, no interior do Brasil, inserida em diversas receitas. Com um alto valor nutricional, ela traz muitos benefícios para a saúde e ajuda também na perda de peso.
O que é taioba?
Na verdade, é uma planta que é vista como uma verdura, uma vez que, pode ser comida. Ela possui bastantes nutrientes fundamentais para o organismo funcionar bem, nativa da América Central, as folhas da taioba têm a mesma aparência que as folhas de couve, no entanto, são bem maiores.
No Brasil, seu cultivo e consumo são especialmente na região de Minas Gerais. Chamada também de orelha de elefante e taiá, a taioba pode ser usada em pratos como saladas, refogados, cozidos e sucos.
Benefícios?
A taioba é uma aliada na manutenção da boa saúde. É composto por diversos benefícios:
Previne e trata anemia
Contém ferro que é muito importante no combate a doença. Seu consumo diário por meio de suco ajuda o tratamento.
Evita o envelhecimento precoce
As folhas de taioba contêm carotenoides e vitamina A, que agem favorecendo a pele devido a estimulação da produção de colágeno.
Evita osteoporose
Por ser rica em cálcio e fósforo, esses minerais são fundamentais para a conservação dos ossos. Seu consuma ajuda a fortalecer os ossos contra osteoporose, lesões e fraturas.
A taioba ajuda no trânsito intestinal
A folha é rica em fibras, aumentando o bolo fecal e acelerando o trânsito intestinal, eliminando a constipação.
Evita câimbras
Tem uma boa quantidade de potássio e seu consumo regular diminui as ocorrências de câimbras, que é justamente causada pela falta desse mineral.
Auxilia no controle da pressão arterial
O potássio encontrado na taioba também ajuda no controle do sódio, diminuindo a pressão alta, evitando incidências de AVC.
Aumenta a imunidade
A vitamina C presente nesta planta, eleva a defesa do organismo e age como antioxidante fortalecendo o sistema imunológico contra doenças.
Qual o valor nutricional da taioba?
Do mesmo jeito que outras verduras, não tem muitas calorias, mas tem um grande valor nutricional. Com sabor similar ao espinafre a taioba é rica em vitamina A, responsável pelo fortalecimento do sistema ocular, prevenindo contra doenças nessa região.
Ela também é rica em vitamina B, encarregado de fortalecer o sistema neurológico e muscular, além de cuidar da saúde dos cabelos, unhas e pele. Rica em vitamina C a taioba aumenta a imunidade, bem como ajuda no progresso de cicatrização.
Em uma porção de 100 gramas encontramos:
- Valor energético = 34 calorias;
- Carboidratos = 5,5 gramas;
- Proteínas = 3 gramas;
- Gordura saturada = 0,2 gramas;
- Gorduras monoinsaturadas = 0,1 gramas;
- Gorduras poli-insaturadas = 0,5 gramas;
- Fibra = 4,5 gramas;
- Fibras solúveis = 0,1 gramas;
- Cálcio = 141,1 miligramas;
- Vitamina C = 18 miligramas;
- Fósforo = 52,8 miligramas;
- Lipídios = 0,9 gramas;
- Manganês = 0,8 miligramas;
- Zinco = 0,6 miligramas;
- Potássio = 584 miligramas;
- Magnésio = 38 miligramas;
- Cobre = 0,2 ug;
- Piridoxina B6 = 0,1 miligramas;
- Ferro = 1,9 miligramas;
- Riboflavina B2 = 0,1 miligramas;
- Sódio = 1,2 miligramas;
Como preparar?
Existem muitas maneiras de preparar, a mais comum para consumo é, refogar a taioba com alho e cebola. Mas também, pode ser consumida por meio de sucos, sopas, caldos quentes, recheios, molhos, tortas, entre outros preparos.
No entanto, antes de acrescentá-la em qualquer refeição, é preciso preparar de forma correta. Em uma panela com água fervente ou em uma frigideira, deixe as folhas por um minuto, depois é só preparar a receita. Mas será que pode ser comida crua?
A taioba pode ser comida crua?
Não, não pode ser comida crua. Esse alimento possui uma quantia muito grande de uma substância chamado oxalato de cálcio, e que se for comida crua pode provocar asfixia, ardência na boca e na garganta.
Por este motivo, a recomendação é refogar ou ferver antes do consumo, pois o calor libera as toxinas tornando seu consumo seguro.
Emagrece?
Ela pode ajudar a emagrecer por causa das fibras presentes. Quando uma pessoa come taioba, ela vai ficar se sentindo saciada por muito mais tempo e como resultado, come menos.
Mas é preciso lembrar que somente consumir taioba não garante menos peso. É preciso se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas.