Existem tantos produtos naturais para nos ajudar a melhorar a saúde, que muitas vezes nem sabemos da existência de todos e das suas propriedades benéficas. Com a alta em remédios manipulados em drogarias, nos esquecemos que muitas coisas provindas da natureza podem servir no lugar de drogas (medicamentos). O Sal de Epsom é um deles! Com inúmeros benefícios, o produto pode auxiliar em vários tratamentos e amenizar a dor. Confira informações sobre o Sal de Epsom nesse post.
Indice do post
O que é o Sal de Epsom?
Apesar de possuir o nome de “sal” o produto não é exatamente isso. Sendo um composto mineral, sua composição é de sulfato e magnésio, o que o torna um sulfato de magnésio. O nome mais popular vem da origem do composto, que é extraído na região de Epsom, na Inglaterra.
Para que serve este sal?
O Sal de Epsom serve como um remédio natural para diversos problemas de saúde. Dependendo para o que será usado, pode ser colocado no banho, ingerido ou diluído em água. Suas propriedades são analgésicas, anti-inflamatórias, calmantes e relaxantes. São alguns dos benefícios do Sal de Epsom:
- Relaxar o corpo e amenizar o estresse: seu componente magnésio leva a uma produção alta de serotonina e regula a atividade de mais de 325 enzimas. Esse hormônio ajuda as pessoas a se sentirem mais calmas e relaxadas. Com isso, melhora o sono e a concentração.
- Aliviar as dores: dores musculares, entorses, contusões e cãibras podem ser amenizadas por sua ação anti-inflamatória.
- Melhorar níveis de insulina: com isso diminui o risco de adquirir a diabetes ou ajuda a controlar a doença em seus casos mais graves.
- Diminuir a prisão de ventre: sua ação desintoxicante auxilia na limpeza do cólon e age como um laxante no intestino, melhorando os problemas de quem sofre com a prisão de ventre.
- Eliminar toxinas do organismo: ajuda no processo de remoção das toxinas (substâncias que prejudicam o organismo e metais pesados das células) por possuir sulfatos em sua composição.
- Ajudar a manter a saúde do coração: o Sal de Epsom melhora a circulação sanguínea e como consequência previne o organismo contra doença cardíaca e AVC.
Além dos benefícios em questões de saúde, o Sal de Epsom auxilia em algumas questões estéticas, como: esfoliar a pele, ajudar a remover cravos, retirar produtos do cabelo e dar mais volume aos fios.
Como usar/como tomar o Sal de Epsom?
Como citado, este produto natural pode ser usado em banhos, ingerido ou diluído em água. Veja alguns exemplos:
- Banho com o Sal de Epsom: é indicado nos casos de hematomas, estresse e dores musculares. Para isso, coloque na banheira quente 2 xícaras do produto e fique de molho por alguns minutos.
- Ingerir : é indicado para ajudar a tratar a prisão de ventre e funciona como um laxante. É necessário diluir uma colher (sobremesa) do Sal de Epsom em um copo de água ainda morna e beber.
- Diluir na água: é indicado nos casos de infecção por fungos nos pés, colocando água quente e 1 xícara do sal em um recipiente. É indicado também para fazer compressa, nos casos de dores articulares. É só diluir 2 xícaras do sal em um xícara de água fervente e usar a mistura como compressa, aplicando na região afetada com a ajuda de um pano.
- Misturar o Sal de Epsom com creme: é indicado nos casos de esfoliação da pele, devendo misturar 2 colheres do sal com o creme hidratante.
Tem contraindicações?
Sim. Ele em geral é um produto que não causa grandes males, mas é melhor evitar tomar o Sal de Epsom nos casos de:
- Pessoas com constipação crônica, problemas digestivos e problemas renais (por possuir efeito laxante, ingerir o sal pode piorar esses problemas);
- Grávidas e lactantes;
- Crianças menores de seis anos.
E ai? Você já conhecia o Sal de Epsom? Já experimentou? Conta pra gente!