É comum algumas pessoas sentirem um aumento de peso repentino em alguns momentos da vida, e isso nem sempre significa que nós engordamos, apenas quer dizer que podemos estar com retenção de líquido. Mas você sabe o que é essa retenção de líquido e o que pode causa-la?
Se a sua resposta foi não, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber para acabar com esse problema!
O que é a retenção de líquido?
A retenção de líquido consiste em um acúmulo excessivo de água no organismo, sendo que uma pessoa poderá aumentar seu peso em até 2 kg em apenas um dia.
Pode acontecer de a pessoa ter essa retenção em alguns momentos fixos da sua vida, como por exemplo, durante a menstruação ou durante uma gravidez.
Essa retenção pode ser causada por vários fatores, sendo que até mesmo os fatores emocionais podem influenciar. E para descobrir se você está ou não com retenção de líquido é bem simples, pois você só precisa observar se suas mãos, pernas e barriga estão ficando inchadas por muito tempo, assim nesses casos você deverá consultar um médico.
Quais são os sintomas?
A pessoa que possui a retenção de líquido apresenta os primeiros sintomas principalmente nas regiões que são mais propícias a ter esse tipo de problema, como nas pernas, nas costas, nos braços e na barriga, sendo que o sintoma principal é o inchaço anormal da região.
Outros sintomas são:
- Abdômen inchado
- Celulite na parte de trás da coxa
- Ganho de peso sem razão aparente
- Rosto inchado
- Dificuldade de respirar
- Mãos inchadas
Para saber se você está com retenção de líquido você deve apertar a região, e se ela ficar marcada é um sinal de que você está com esse problema.
Causas da retenção de líquido
Vários fatores podem levar uma pessoa a sofrer com a retenção de líquido sendo que em alguns casos ela consiste apenas em um problema fisiológico benigno e em outros casos ela pode ser sintoma de alguma doença.
Algumas das principais causas desse problema são:
- Ficar sentado por muitas horas
- Ficar em pé por períodos muito longos
- Lesão no tornozelo
- Não praticar exercícios físicos
- Durante a gravidez
- Uso de anticoncepcionais
- Durante a síndrome pré-menstrual
- Falta de proteína na alimentação
- Uso de medicamentos para depressão
- Uso de medicamentos para hipertensão arterial
A retenção ainda pode ser causada por outros fatores, como:
- Doença renal
- Doença hepática
- Distúrbios cardíacos
- Hipotireoidismo
O ideal é que a pessoa procure um médico assim que notar que está com retenção de líquido para que ele possa fazer o diagnostico e saber se esse problema está sendo ocasionado por fatores externos ou se é sintoma de alguma doença.
O que fazer?
O primeiro passo que uma pessoa que está com retenção de líquido deve fazer é começar com uma dieta com baixo teor salino e beber entre ½ e 1 litro de água por dia.
Se o problema não passar em alguns dias é recomendável que a pessoa consulte um médico.
Retenção de líquido na gravidez
Durante a gravidez é muito comum que a mulher sofra com retenção de líquido, pois o seu corpo sofre várias transformações e tem uma sobrecarga de peso na região das pernas.
Para tentar amenizar esse inchaço o ideal é que a mulher tenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos e evite ficar muitas horas na mesma posição.
Abdominal
A retenção de líquido abdominal consiste em um inchaço na região do abdômen, sendo que pode ser ocasionado por uso de medicamentos com cortisona e TPM.
Retenção de líquido hormonal
Quando há uma alteração na taxa hormonal é muito comum que a pessoa sofra com a retenção de líquido. Nesses casos o ideal é que você consulte um médico para que ele possa te auxiliar no tratamento.
Alimentos
Existem alguns alimentos que aumentam ou diminuem a retenção líquida, por isso o ideal é que você conheça esses alimentos para se prevenir desse problema.
Aumentam a retenção de líquido
Alguns alimentos que aumentam a retenção de líquido são:
- Alimentos industrializados
- Bebidas alcoólicas
- Frituras
- Alimentos que possuem poucas fibras
Diminuem
Alguns alimentos que diminuem a retenção são:
- Abóbora
- Alcachofra
- Beterraba
- Cenoura
- Pepino
- Tomate
- Laranja
- Limão
- Maça
- Maracujá
- Melancia
Espero que você tenha gostado desse artigo, e se ainda ficou alguma dúvida, deixe um comentário!