Quem sofre de refluxo (ou doença do refluxo gastroesofágico – DRGE), que é uma doença digestiva que faz os ácidos do estômago voltarem pelo esôfago (regurgitação) ao invés de seguir o fluxo normal da digestão, sabe o quanto é incômodo e doloroso, mas pode não saber os danos que esse problema pode causar à saúde, caso não seja tratado adequadamente. Este problema pode ser causado por alguns alimentos, como o chocolate e frituras, mas também é causado por algumas doenças como a diabetes e alguns fatores de risco, como a gravidez.
Veja no artigo abaixo todos os sintomas, causas e formas de tratamento do refluxo, também para bebês.
Indice do post
O que é Refluxo?
O refluxo é uma doença que faz com que tudo que a pessoa comeu, bebeu e até mesmo o suco gástrico usado na digestão volte para o esôfago, fazendo o caminho inverso do que seria o natural, causando queimação, dor e até mesmo inflamação.
Isso acontece quando um anel de fibras musculares (chamado esfíncter esofágico inferior ou EEI) não se fecha corretamente após a ingestão.
Quais os sintomas?
Os principais sintomas são:
- Azia
- Gosto amargo na boca;
- Tosses;
- Boca seca;
- Irritação da gengiva, incluindo sensibilidade e sangramento;
- Mau hálito;
- Regurgitação de ácido ou de alimentos;
- Inchaço após as refeições;
- Náuseas;
- Vómitos;
- Fezes pretas;
- Dificuldade em engolir (possível sinal de estreitamento do esôfago);
- Perda de peso;
- Desconforto quando você se curva, ao ficar deitado ou comer.;
- Queimação no estômago que pode subir até à garganta;
- Dor de estômago, na laringe e/ou faringe;
- Arroto;
- Indigestão
- Irritação crônica da garganta.
Causas do Refluxo
Como falamos, existem várias causas para este problema, sendo a mais comum o fechamento incorreto do esfíncter esofágico inferior (EEI), mas também pode ser causado por:
- Obesidade
- Gravidez
- Hérnia de Hiato (quando parte do estômago se move acima do diafragma)
- Asma
- Diabetes
- Tabagismo
- Ressecamento buca
- pelo atraso no esvaziamento do estômago
- pela Síndrome de Zollinger-Ellison (onde o estômago produz mais ácido clorídrico que o normal)
- Esclerodermia e outros distúrbios do tecido conjuntivo.
- O Refluxo também pode acontecer após a ingestão de alguns alimentos como o chocolate, pimenta, frituras e bebidas, como o café e bebidas alcoólicas em excesso.
Como tratar?
A forma mais comum de tratar o refluxo é com antiácidos, mas o seu efeito, apesar de imediato, não dura muito, ao contrário de alguns medicamentos receitados para reduzir a produção de suco gástrico no estômago.
Alguns medicamentos ajudam a reduzir os sintomas, como o Bromoprida, Buscopan, Digesan, Label, Motilium, Omeprazol e outros. É importante citar que este artigo é apenas informativo e que não incentivamos ou indicamos a automedicação, sendo o médico o único profissional indicado para informar qual o melhor medicamento para o seu problema.
Para casos mais graves, pode ser recomendado fazer uma terapia através de endoscopia ou até mesmo uma cirurgia.
Vencendo a Azia: Tratamento para refluxo
O Vencendo a Azia é um guia com um passo a passo para você se livrar de problemas como a azia, refluxo e gastrite. Se você sofre com refluxo ou outros desses problemas, este guia pode ser a sua solução. Ele irá te ensinar a tratar o problema de forma natural. Você perceberá a melhora já nos primeiros 30 dias de tratamento. O guia tem efeito tanto sucesso, que existem diversos depoimentos de pessoas que se livraram desses problemas com ele. Para ver o depoimentos acesse o Site Oficial do produto.
Onde comprar?
O Vencendo a Azia é vendido exclusivamente através do seu Site Oficial- www.vencendoaazia.com. Lá você encontrará os depoimentos e todas as informações sobre o produto. Atualmente o Vencendo a Azia está em promoção, caso queira conferir basta clicar no botão abaixo, que você será redirecionado para o Site Oficial do produto.
Remédios caseiros para tratar refluxo
Fizemos uma lista com alimentos que neutralizam a acidez do estômago, que servem para fazer remédios caseiros para tratar o problema:
- Água com limão: beba meio copo de água com limão em jejum e antes das refeições, porque além de o limão diminuir a acidez do estômago, vai evitar a dor que o refluxo causa;
- Água de coco: por ser rica em potássio e eletrólitos, ela ajuda a manter o corpo hidratado e a manter o refluxo controlado.
- Chá de gengibre: melhora a digestão, diminuindo o tempo que o alimento fica no estômago;
- Vinagre de maçã: tome 2 ou 3 colheres por dia, junto às principais refeições;
- Chá de camomila: tome de 2 a 3 xícaras de chá por dia, pois a camomila é um calmante natural e ajuda a relaxar o estômago;
- Suco de babosa: a aloe vera ajuda a tratar a dor e a queimação provocadas pelo refluxo, e também ajuda no tratamento da gastrite.
Refluxo em bebê
É muito comum o refluxo em bebês recém-nascidos, já que o aparelho digestório nessa fase ainda é muito imaturo, mas alguns bebês regurgitam mais que outros.
Sintomas
Os sintomas do refluxo em bebê são:
- inquietação depois das mamadas
- tosse durante e depois de regurgitar
- irritabilidade enquanto mama
- dificuldade em ganhar peso.
Tratamento
O tratamento de bebês com refluxo é feito com medicamentos que amenizam os sintomas e diminuem a frequência, e apesar de serem vendidos sem receita médica, indicamos procurar o seu pediatra de confiança.