Imagina um óleo extraído de uma árvore que leva 60 anos para dar fruto? Esse é o óleo de baobá, fino, de baixa densidade e nutritivo, pois tantos anos assim só faz com que o componente fique ainda mais repleto de nutrientes e ofereça vários benefícios para sua estética.
Ainda não conhece o óleo de baobá? Pois depois de ler e entender suas propriedades você vai querer ele sempre na sua vida! Veja as informações!
Indice do post
Para que serve o Óleo de baobá?
O óleo de baobá serve para nutrir e dar mais vida a pele, cabelos e unhas.
Pode ser usado no cabelo?
Não só pode como deve ! Como citado acima, uma de suas serventias é melhorar os fios e deixá-los mais saudáveis.
Quais os benefícios deste óleo?
Os benefícios do óleo de baobá são incríveis para cabelos, pele e unhas, por possuir oligoelementos e vitaminas, como o ômega-6 e ômega-9 e vitamina E. Dentre seus principais benefícios, ele oferece:
Mais brilho e proteção aos cabelos
Os ácidos graxos existentes no óleo fazem com que o cabelo ganhe mais brilho e fique protegido. Para isso, coloque algumas gotas na mão e misture entre as palmas, depois aplique no comprimento e nas pontas.
Nutrição do couro cabeludo e menos queda dos fios
Agindo diretamente onde o cabelo cresce, o óleo de baobá se aplicado no couro, ajuda a nutrir os novos fios que irão nascer e, consequentemente, evitar as quedas. Para isso, aplique o óleo no couro cabelo uma vez por semana, antes de tomar banho, massageando a região. Deixe agir por alguns minutos e depois lave o cabelo.
Restauração dos fios
Seu cabelo está muito quebrado e sem vida? Pois o óleo também ajuda a restaurar e dar uma nova cara e textura aos seus fios. Para isso, aplique em todo o cabelo duas vezes por semana, antes de tomar banho. Depois lave os cabelos normalmente.
Hidratação e proteção para as unhas
Para as unhas, os benefícios também são de melhorar a saúde e aparência. O óleo hidrata e melhora a elasticidade da cutícula. Para isso, você pode aplicar menos de uma gota do óleo na matriz da unha e massagear. É indicado fazer isso um dia antes de fazer a unha, podendo ser feita tanto nas mãos quanto nos pés.
Redução das fissuras nas unhas
Por estarem enfraquecidas, algumas unhas ficam com fissuras, riscos, etc. Com o óleo isso não acontece, ele irá proteger e deixar sua unha bonita sempre. Para isso, massageie o óleo e aplique utilizando escova de cerdas naturais.
Hidratação dos lábios
O óleo também ajuda a hidratar os lábios, principalmente na época de frio em que eles racham e soltam pelinhas com mais facilidade. Para isso, aplique o óleo nos lábios com os dedos e depois friccione um lábio no outro, prendendo e soltando, para ativar a circulação.
Pele do rosto hidratada
O óleo ajuda a equilibrar os lipídeos (proteção natural) da face, penetrando e hidratando o rosto. Para isso, aplique duas gotas do óleo com duas gotas de água e massageie a face.
Pele do corpo hidratada sem ficar oleosa
O óleo também pode ser usado para hidratar todo o corpo. Como ele é totalmente absorvido pela pele, não irá deixar seu corpo oleoso ou melecado. Para isso, aplique algumas gotas do óleo de baobá durante o banho.
Hidratação dos calcanhares
Sabe aquela “crosta” que se forma no calcanhar as vezes? Isso pode acontecer por andar muito de chinelo ou pelo tempo estar muito quente. O óleo ajuda a evitar que essa “crosta” aconteça nos seus pés. Para isso, aplique algumas gotas do óleo nos pés antes de dormir ou durante o banho. Uma dica é aplicar e depois colocar uma meia de algodão para intensificar a hidratação.
Óleo de baobá tem contraindicações?
Não, o óleo de baobá não tem contraindicações por ser um óleo orgânico. Mas apesar disso, você não deve abusar demais do óleo na pele e nem nos cabelos. Isso especialmente para pessoas que sofrem de peles e cabelos muito oleosos. Em caso de dúvida da quantidade e frequência que você deve usar, sempre consulte um profissional esteticista, dermatologista ou cabeleireiro.
Veja também: Óleo de avestruz, Óleo de olíbano, Óleo de Argan
E ai? Já conhecia o óleo de baobá? O que achou? Deixe seu comentário pra gente!