Pular para o conteúdo

O que você precisa saber da diferença entre Nutrição funcional e esportiva antes de ir ao nutricionista

nutricionista para ganhar massa muscular
Tempo de Leitura: 6 minutos

O nutricionista é um profissional de extrema importância no mundo atual em que vivemos, no qual temos constantemente problemas decorrentes de uma má alimentação.

Todas as pessoas podem obter benefícios ao se consultar com um profissional de nutrição, seja por questões estéticas, relacionadas ao ganho e a perda de peso, seja por questões de saúde.

Assim, o objetivo principal desse artigo é mostrar qual a diferença entre nutrição funcional e esportiva antes de você ir até o consultório do nutricionista.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então vamos lá!

O que é Nutrição funcional?

Muitas pessoas perguntam o que é Nutrição funcional A nutrição funcional trata-se de um tipo de abordagem do campo da nutrição cujo objetivo principal é promover um acompanhamento individualizado com os pacientes .

Esse tipo de abordagem nutricional considera os aspectos físicos e ambientais do paciente, como os hábitos, as práticas, a rotina, a saúde mental e o trabalho que exerce.

Todas as interações que ocorrem entre o indivíduo e todos esses sistemas são sempre analisadas de modo a se conseguir identificar os melhores alimentos para consumo do paciente.

O objetivo principal da nutrição funcional, então, é promover um maior bem-estar mental e físico do paciente através de hábitos alimentares saudáveis e que promovam uma maior qualidade de vida.

O que é nutrição esportiva?

Muitas pessoas perguntam o que é nutrição esportiva a nutrição esportiva refere-se à abordagem nutricional que trabalha com a alimentação voltada à prática de atividades físicas e esportes, tanto por atletas profissionais ou amadores quanto por praticantes de exercícios regulares.

Esse profissional irá utilizar todos os seus conhecimentos a respeito de nutrição, fisiologia e bioquímica para aplicá-los sobre os praticantes de atividades físicas com os seguintes objetivos:

  • Melhorar o desempenho
  • Promover uma saúde melhor
  • Auxiliar na recuperação pós-exercício
nutricionista para ganhar massa muscular
nutricionista para ganhar massa muscular

Como nutricionista pode ajudar a ganhar massa muscular

As pessoas que desejam ganhar massa muscular nem sempre conseguem alcançar seus objetivos sozinhas, ainda que pratiquem bastante exercícios e alimentem-se com o que acham ser o ideal veja mais em Como nutricionista pode ajudar a ganhar massa muscular.

LEIA >>>  Dor de dente: Receitas caseiras e dicas para aliviar a dor!

Um profissional de nutrição irá estipular as necessidades de cada paciente e indicar o melhor plano alimentar para que ele possa alcançar seus objetivos, como prescrevendo mais alimentos proteicos e suplementos ricos em proteínas.

nutricionisa com foco em emagrecimento
nutricionisa com foco em emagrecimento

Como nutricionista pode ajudar a emagrecer

Quem deseja perder peso nem sempre consegue alcançar seus objetivos sozinho, muito por não saber exatamente o que pode ou não consumir veja mais em como nutricionista pode ajudar a emagrecer.

Assim, um nutricionista é capaz de, a partir de uma consulta detalhada com o paciente, compreender o que é necessário fazer no plano alimentar para que ele consiga emagrecer.

Em alguns casos, é possível fazer uso de suplementos específicos, como os termogênicos e os inibidores de apetite, para facilitarem o emagrecimento, além de promover uma reeducação alimentar na vida do paciente.

Onde achar nutricionista que atende convênio

Uma das formas que muitas pessoas encontram de conseguir uma consulta com um nutricionista é através do convênio médico que possuem, Onde achar nutricionista que atende convenio desde que ele cubra essa especialidade.

Procurar no site do próprio convênio por nutricionistas e também no Doctoralia, um dos maiores sites de profissionais de saúde do país, é a melhor forma de encontrar um bom profissional para alcançar seus objetivos.

Nutricionista pode atender online?

Sim, atualmente os profissionais de nutrição podem realizar o atendimento online e o melhor é que há diversas ferramentas digitais para que isso pode ser feito veja mais em nutricionista pode atender online.

O principal deles são as chamadas de vídeos, que podem ser realizadas tanto via celular quanto computador, nas quais através de um contato direto é possível que os dois lados conversem e o profissional possa entender tudo o que precisa.

Além disso, o nutricionista com atendimento online ainda pode utilizar outras ferramentas para um bom atendimento online, como prontuários eletrônicos, canais diversos para comunicação online, como o Whatsapp, e apps de acompanhamento do paciente.

Nutricionista com atendimento online (Larissa Scharf Nutricionista)

A Larissa Scharf é uma nutricionista e psicanalista especializada em aromaterapia e pós-graduada em nutrição clínica, esportiva e fitoterapia que atende presencialmente e online.

Para quem quer um atendimento nutricional que promova maior saúde, seja no ganho de peso ou no emagrecimento, essa profissional é a melhor indicação, ainda mais se você procura por uma consulta à distância.

Nutricionista esportivo unimed

Se você é paciente da Unimed, então consegue facilmente encontrar um nutricionista esportivo que seja conveniado à empresa como nutricionista esportivo unimed.

Essa empresa tem convênio com profissionais excelentes dentro dessa área, de modo que tornará mais fácil para você atingir seus objetivos com o auxílio correto de um especialista na área.

LEIA >>>  Câncer de mama: 7 alimentos que te ajudam a evitar

O que nutricionista pode prescrever e receitar?

O Conselho Federal de Nutrição disponibiliza uma lista com todos os tipos de suplementos alimentares que um profissional de nutrição poderá prescrever aos seus pacientes de maneira segura.

Esses suplementos podem ser à base de diferentes substâncias, o que nutricionista pode prescrever e receitar:

  • Nutrientes
  • Substâncias bioativas   
  • Enzimas
  • Prebióticos e probióticos
  • Produtos apícolas como mel, própolis, geleia real e pólen
  • Novos     alimentos e novos ingredientes e outros autorizados pela Anvisa para     comercialização, isolados ou combinados
  • Medicamentos isentos de prescrição à base de vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas, isolados ou associados entre si

Quando procurar nutricionista?

Na verdade Quando procurar nutricionista há muitos motivos pelos quais alguém deve procurar um nutricionista, indo desde questões estéticas até aquelas relacionadas com a saúde.

Assim, para ficar mais claro quando é o momento de procurar um profissional de nutrição, nos próximos tópicos iremos mostrar diferentes situações nas quais isso é indicado.

Com foco em emagrecimento

As pessoas que querem emagrecer devem buscar um nutricionista quando entenderem que necessitam de auxílio para a perda de peso de maneira real e eficiente.

O foco principal do profissional, mais do que criar um plano alimentar adequado, é auxiliar o paciente a realizar uma reeducação alimentar que irá modificar a sua vida no longo prazo.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em emagrecimento

Com foco em ganho de massa e ganhar peso

O ganho de massa muscular e de peso pode ser tão complicado quanto a perda de gordura corporal, então ter auxílio de um profissional da nutrição se faz essencial.

É preciso ter um profissional que diga exatamente o que você precisa consumir adequadamente de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Uma consulta com um nutricionista permitirá que o profissional mostre quais alimentos você precisa consumir e em quais quantidades para alcançar de verdade suas metas, inclusive prescrevendo suplementos.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em ganho de massa

Com foco em diabetes tipo 1 e 2

Quem sofre com a diabetes tipo 1 ou 2 poderá beneficiar-se com o auxílio de um profissional da nutrição.

Ele é quem irá desenvolver um plano alimentar que foque no controle da glicemia e evite que a diabetes fique descompensada, o que pode ocasionar sérias consequências à saúde.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em diabetes tipo 1 e 2

Com foco em gestante

As gestantes precisam de uma atenção especial em relação à alimentação e é por isso mesmo que a ajuda de um nutricionista nessa fase da vida é essencial.

LEIA >>>  Hydra - Dragon Pharma | Para que serve e benefícios

Afinal, a gestante estará provendo não só os nutrientes que ela precisa, mas também o seu bebê, que está em desenvolvimento.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em gestante

Com foco em idosos

Pessoas idosas necessitam também de um cuidado especial com a alimentação e é o profissional de nutrição quem poderá ajudar muito, desenvolvendo um plano dietético de acordo com aquilo que o paciente necessita.

Esse suporte irá evitar riscos de problemas como deficiência de vitamina D, de ferro ou cálcio, que pode gerar questões prejudiciais à saúde do idoso.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em idosos

Para academia / nutricionista esportivo

Os praticantes de atividade física só têm a beneficiar-se com o auxílio de um nutricionista esportivo.

Esse profissional irá indicar aquilo do que a paciente mais precisa para melhorar seu desempenho físico e alcançar os objetivos de ganho de massa muscular e recuperação pós-exercício.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista para academia e nutricionista esportivo

Com foco em recuperação hospitalar

O nutricionista é um profissional da saúde com um papel importante para pacientes hospitalizados, permitindo que eles possam recuperar-se plenamente.

Um bom plano alimentar permite que o paciente sempre esteja hidratado, que possa cicatrizar mais rapidamente e que tenha alta em menos tempo, desde que esteja saudável.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em recuperação hospitalar

Como funciona a ida ao nutricionista?

 Muitas pessoas perguntam como funciona a ida ao nutricionista Quando alguém vai se consultar com um nutricionista, a primeira etapa é uma entrevista do profissional com o paciente, para poder entender o caso dele em relação aos hábitos e restrições alimentares, bem como histórico de saúde.

O segundo passo é um exame físico no qual o profissional de nutrição irá tirar as medidas antropométricas do paciente para ter uma noção sobre a situação dele, em relação à obesidade, sobrepeso e os objetivos a serem alcançados.

Depois, o nutricionista irá requisitar exames laboratoriais de sangue para poder acompanhar a evolução do paciente em diversos indicadores, com níveis de glicose e colesterol no sangue.

Por último, ele irá entregar um plano alimentar individualizado de acordo com as necessidades do paciente e os objetivos que ele possui.

Conclusão

Como você viu, o nutricionista cada vez mais tem a sua importância reconhecida e mais pessoas buscam conhecer esse profissional e a sua área de atuação.

Neste texto, você conheceu o que é a nutrição funcional e esportiva, bem como a forma de atuação do profissional dessa área.

Gostou do artigo de hoje sobre O que você precisa saber da diferença entre Nutrição funcional e esportiva antes de ir ao nutricionista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :