Lentilha: Conheça os tipos, as cores, a tabela nutricional e como ela pode ser feita!

No fim de ano o consumo de lentilhas é muito famoso na ceia do ano novo, mas que também é bem utilizado no Natal. Além de ser saudável, gostosa, nutritiva, a lentilha tem o seu aspecto místico, o que faz dela ser muito usada nesse período do ano.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer os principais tipos de lentilha, saber como ela deve ser usada, conhecer a tabela nutricional e outras informações relevantes sobre essa iguaria. Confira!

Tipos de lentilhatipos de lentilha

A lentilha é um grão, um cereal, com propriedades bem próximas a do feijão, apesar de ser preparada de uma maneira um pouco diferente.

Assim como o feijão, existem diversos tipos de lentilha que são divididos pelas cores. A mais comum é a marrom, usualmente no prato das ceias de ano novo e também de Natal, mas ela não é a única.

Além da marrom, existe a vermelha, a verde, a negra, a amarela e a laranja. São muitos tipos e pouca diferença entre um e outro, a não ser pequenos detalhes no sabor.

A vantagem das cores e dos tipos é que você pode colorir a sua ceia ou seu prato. Usar mais de um tipo de lentilha ou fazer o contraste de pratos a partir da cor  escolhida.


Veja também a importância de consumir manjericão!


Qual o preço?

A lentilha está presente na parte de grãos dos supermercados, perto do feijão, do arroz e custa de 3 a 5 reais o quilo, normalmente. Quanto mais perto das festas de final de ano fica, mais cara ela está.

Nos supermercados mais comuns, é possível encontrar apenas a marrom que é a mais comum. Os outros tipos são mais frequentes em supermercados mais especializados, com grãos e demais produtos diferenciados.

LEIA >>>  Semente de abóbora: Conheça os benefícios e aprenda a consumi-la da forma correta!

Essas coloridas, mais diferentes também têm um valor mais alto do que a marrom que é bem barata em condições normais de inflação e de colheita.

Como consumir?

ensopado de lentilha

O que não falta é receita com lentilha. Ela é servida, normalmente, junto com o arroz, o que dá um sabor mais intenso, além de uma textura legal, já que a lentilha é mais durinha que o arroz, mesmo cozida.

Outras receitas muito comuns são as de colocar as lentilhas coloridas nas saladas. É bom dar uma cozidinha antes nela, mesmo que queira mais al dente, fica bem gostosa, se temperada da forma correta e oferece um crocante ao prato bem legal.

Há também a sopa de lentilha que pode ser servida com carnes ou apenas com temperos. Uma ótima opção, especialmente para dias mais frios.

Tabela nutricional

A lentilha é riquíssima em proteína. Dos chamados aminoácidos essenciais, que são aqueles que o corpo não produz, dos 20 existentes,ela tem 18. Além disso, ela é rica também em fibras e muito pobre em gorduras, essencial para uma dieta saudável, light e equilibrada.

Ela tem muita vitamina B6 e ácido fólico, o que é ótimo para a saúde da mulher. Tem muito carboidrato também, mas na sua maioria são fibras, carboidratos bons, que eliminam e não acumulam gordura corporal.

Possui proteínas?

lentilha com cenoura ralada e tomate

A lentilha tem, praticamente, todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita. Ou seja, ela é muito rica em proteínas, quase 10% de tudo da lentilha é proteína, muito mais que algumas carnes.

E carboidratos?

Sim, cerca de 20% da lentilha é carboidrato, assim como os outros grãos. A diferença é que o carboidrato vem de fibras alimentares, que ajudam na eliminação de gorduras, de açúcar, na regulação do intestino e, consequentemente, no emagrecimento.

LEIA >>>  Alimentos ricos em Carboidratos

Claro que deve ser consumida com cuidado, sem exageros. Se você comer todos os dias uma quantidade muito grande de lentilha, em vez de emagrecer e fazer bem ela vai te fazer engordar. Por isso, é sempre bom apertar na tecla da alimentação equilibrada, saudável, um pouco de cada coisa para evitar exageros e problemas trazidos com eles.

Ela é um alimento muito rico que vai deixar a suas refeições mais saudável e também trazer sorte e prosperidade nas comemorações de ano novo. Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da lentilha e os seus usos, deixe um comentário aqui embaixo!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :