Extrato de própolis: Para que serve? Como tomar? Possui efeitos colaterais?

Considerar alternativas fitoterápicas na prevenção e cura de doenças é sempre uma atitude inteligente. Os remédios naturais, na grande maioria das vezes, não causam os efeitos colaterais provocados pelos químicos. E dentro desse contexto o extrato de própolis é um grande aliado da nossa saúde.

Nesse artigo abordaremos quais os benefícios do extrato de própolis, mostrando como tomar, os tipos de extrato, contraindicações e muito mais. Acompanhe!

Para que serve o extrato de própolis?

A própolis é extraída de uma resina produzida pelas abelhas e desde civilizações muito antigas vem sendo usado para ajudar a curar diversos tipos de enfermidades. Atualmente, mediante diversas pesquisas, cientistas já comprovaram que a própolis atua eficazmente no combate de bactérias, fungos e até mesmo vírus. Além ele possui propriedades anti-inflamatórias e ainda ajuda na cura de doenças da pele.

extrato de própolis caixa

Qual o preço?

No Brasil o extrato de própolis pode ser facilmente encontrado na maioria das farmácias. O preço do composto costuma ser barato e você encontra, em média, o vidro com 30ml por R$ 15,00. Já o extrato de própolis verde costuma ser pouca coisa mais caro e geralmente você encontra 30ml do produto pelo valor médio de R$ 23,00.

Onde comprar o extrato de própolis?

Quais são os benefícios?

Os benefícios do extrato de própolis são muitos e ele serve até mesmo para tratamento de prevenção de diversas doenças. Abaixo você confere, por tópicos, os principais benefícios desse componente que funciona como um verdadeiro remédio.

LEIA >>>  Moringa: Veja os benefícios, indicações e também como consumir!

Ajuda na cura de resfriados e gripe – A própolis possui propriedades antibactericidas muito potentes. Em estudo realizado com o componente ficou comprovado que a sua eficiência antibactericida é maior do que a do hidróxido de cálcio, que é uma das substâncias mais eficientes para esse fim.

Ajuda a diminuir a pressão arterial – O oxido nítrico desempenha um papel importante na regulagem da pressão sanguínea, pois ele é um vasodilatador eficiente, por isso na falta desse nutriente a pressão arterial tende a aumentar. Com o uso da própolis o oxido nítrico se mantém em níveis elevados no organismo, o que ajuda a regular a pressão.

Trata alergias – Pesquisas comprovaram que a própolis funciona no tratamento, principalmente, de rinites alérgicas por meio da inibição da liberação da histamina.

Ajuda no tratamento do câncer – Estudos com pacientes que estavam passando pelo tratamento de câncer mostraram que mediante a aplicação de um componente a base de própolis as células cancerígenas do colón e de próstata tiveram uma redução significativa.

Ajuda no tratamento de verrugas – A própolis possui propriedades que ajudam a matar as verrugas de forma eficiente e indolor. Tudo o que você precisa fazer é aplicar a tintura dessa componente, com ajuda de cotonete, sobre as verrugas, três vezes ao dia.

Como se deve tomar?

A própolis pode ser usada como um tratamento diário que vai trazer diversos benefícios a saúde. Pra tomá-lo dessa maneira o recomendável é que você ingira pela manhã, em jejum, 15 gotas de extrato de própolis diariamente.

favo

Existe extrato de própolis verde?

A própolis verde é uma variação da própolis tradicional. Essa classificação é dada pelo fato de ela ser produzida por abelhas que se alimentam principalmente das fontes nutricionais de uma espécie de planta brasileira chamada Vassourinha ou Alecrim do Campo.

LEIA >>>  Homeopatia: O que é? Como é? Funciona mesmo?

Esse tipo de própolis vem se tornando bastante popular, pois ele possui as potencialidades da própolis mais elevadas do que a do produto original.

Possui contraindicações e efeitos colaterais?

A própolis não possui contraindicações evidentes, a não ser no caso de a pessoa possuir algum tipo de alergia especifica a esse componente, e nesses casos, deve evitar o consumo da substância. Além disso, o extrato de própolis diluído em álcool, deve ser evitado para posologia a crianças menores de 12 anos.

Serve para emagrecer?

Apesar de existir um estudo feito em ratos pela universidade de Tokushima no Japão onde ficou comprovado que o extrato de própolis verde do Brasil ajuda na redução da absorção de gordura pelas células, não há nenhuma evidencia desse efeito em seres humanos. Portanto não há comprovação de que a própolis emagreça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :