Quem tem diabetes (tanto do tipo 1 quanto do tipo 2) precisa ter uma alimentação equilibrada e evitar alguns tipos de alimento, mas isso não significa que precise ser uma dieta tediosa e muito menos sem alimentos gostosos e que você goste. Pensar num cardápio especial todos os dias pode ser cansativo e trabalhoso, e por isso no artigo de hoje preparamos algumas dicas de dieta para diabéticos, para você montar um cardápio de acordo com o tipo de diabetes, e te ajudar a emagrecer ou ganhar peso de forma mais saudável.
Indice do post
Diferença entre diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2
Antes de dar dicas para os tipos diferentes de diabetes, é importante saber a diferença entre eles.
O Diabetes tipo 1 é mais comum em crianças e adolescentes, e acontece quando pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo e a glicose, então, não é absorvida pelas células. Já o diabetes tipo 2 é o tipo mais comum, principalmente em adultos, e surge quando o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz, ou quando o organismo não fabrica o hormônio suficiente para conseguir controlar a glicemia.
Por causa dessa diferença, a alimentação de cada pessoa precisa ser diferente, de acordo com o seu tipo de diabetes, como vamos falar a seguir.
Dieta para diabéticos tipo 1
A dieta para diabéticos tipo 1 não é muito diferente do que é recomendado para quem quer ter uma alimentação saudável, e inclui no cardápio muitas verduras, frutas, cereais, fibras e carnes magras. Além disso, diabéticos tipo 1 precisam estar atentos com a restrição a alimentos como carboidratos simples, gordura e o açúcar, evitando alimentos como o leite, pão, carne vermelha, manteiga, bolo, doces, sucos de caixinha e refrigerantes.
Dieta para diabéticos tipo 2
A dieta para diabéticos tipo 2 é muito parecida com a dieta para diabéticos tipo 1, com a diferença da inclusão de alimentos ricos em fibra.
Como a diabetes tipo 2 normalmente é adquirida por conta da má alimentação ou por causa do estilo de vida do paciente, é importante cuidar da alimentação junto com o acompanhamento médico, e aqui a dica que faz a diferença é cumprir com os horários das refeições, para evitar aumentos bruscos na taxa de glicemia.
Para emagrecer
Muitos diabéticos têm dúvida na hora de fazer uma dieta para emagrecer sem prejudicar a sua saúde, mas isso é possível, desde que cumpra os horários da alimentação e incluir alimentos saudáveis como os carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, proteínas magras, gorduras boas e fibras.
Outra dica importante é utilizar somente produtos diets e, se for necessário, utilizar a stevia para adoçar.
Anote essa dica de cardápio para emagrecer:
Café da manhã
- Um copo de café com leite desnatado
- Uma fatia de pão integral com queijo branco
Lanche da manhã
Uma xícara pequena de salada de frutas com 1 colher de sopa de farinha de linhaça ou chia
Almoço
- Salada crua à vontade priorizando vegetais verdes escuros com uma colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem para temperar;
- Duas colheres de sopa de legumes como cenoura ou beterraba;
- Três colheres de sopa de arroz integral;
- Três colheres de sopa de feijão;
- Uma porção média de filé de frango grelhado ou assado.
Lanche da tarde
- Um iogurte desnatado com 1 colher de sopa de farelo de aveia
- Uma laranja
Jantar
- Salada crua temperada com azeite de oliva extra virgem
- Uma posta de peixe da sua preferência, grelhado ou assado
Ceia
Um copo de leite de soja ou leite de vaca desnatado batido com 6 morangos ou ½ abacate pequeno ou uma pera.
Cardápio de Dieta para diabéticos
Como falamos, para montar o cardápio da dieta para diabéticos, vai depender do tipo de diabetes, mas a dica básica é excluir fontes de açúcar, doces em geral, carboidratos e gorduras do cardápio de diabéticos tipo 1, e inserir bastante opção de alimentos ricos em fibras e reduzir os alimentos com alto teor de açúcar para o cardápio de diabéticos tipo 2.
Apesar das dicas mais amplas que demos anteriormente, é importante consultar um médico ou nutricionista para que ele monte um cardápio específico para o seu caso, de acordo com as suas necessidades e gostos pessoais.
Para ganhar peso
Por conta da restrição alimentar, principalmente das gorduras, açucares e carboidratos, muitos diabéticos podem perder peso, e precisar fazer uma dieta mais rica em calorias para ganhar peso. Nesse caso, o indicado é aumentar o número de refeições e a quantidade de alimentos, além de incluir lanches mais nutritivos e ricos em calorias entre as refeições, como as nozes, castanhas, frutas secas e queijos, por exemplo.
Gostou das nossas dicas e informações? Deixe seu comentário!