Cronograma Capilar: O que é? Como fazer? Tem Opção caseira?

cronograma capilar mulher de cabelo cacheado

O cabelo das mulheres e a autoestima estão diretamente relacionados. Por esse motivo muito comum que elas gastem muito tempo e dinheiro para cuidar deles e deixá-los mais bonitos, fortes e hidratados. Um programa de tratamento que vem chamando bastante atenção das mulheres com todos os tipos de cabelo (especialmente as que estão fazendo transição capilar) é o cronograma capilar. No artigo de hoje vamos falar sobre ele! Você vai conhecer seus benefícios, saber como fazer, os melhores produtos. Também vamos te dar o passo-a-passo pra você fazer o seu cronograma capilar caseiro e ficar com os cabelos mais bonitos e saudáveis sem precisar gastar muito. Confira!

Indice do post

Avalie nosso artigo !
⭐⭐⭐⭐⭐

User Rating: Be the first one !

O que é?

O cronograma capilar é, como o próprio nome sugere, uma agenda de tratamentos que deve ser seguido para recuperar os fios de maneira completa. Em alguns casos é recomendada duração de um mês a 3 meses (podendo ser repetido), com um intervalo mínimo de 48 horas entre cada procedimento.
É como se fosse um tratamento médico, com dia e horário para tomar determinados medicamentos e vitaminas, na dosagem certa para recuperar o corpo de um problema de saúde. Por isso o cronograma capilar deve ser cumprido à risca, para que os seus cabelos fiquem hidratados, mais brilhoso e resistente.
cronograma capilar mulher de cabelo liso

Como fazer Cronograma Capilar?

Alguns especialistas indicam fazer o cronograma capilar por cerca de 3 meses. Isso vai depender do estado dos fios e dos danos que o seu cabelo vem sofrendo, como alisamento, químicas, tintura, chapinha, secador, relaxamento, progressiva, entre outros.
O Cronograma capilar é composto por 3 tratamentos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. E para fazê-lo você deve seguir a ordem e o intervalo entre eles. Você pode personalizar seu cronograma capilar de acordo com as necessidades dos seus fios. Confira as informações sobre cada um dos tratamento:

  • Hidratação: Deve ser feita em todos os cabelos, para repor a água e os nutrientes do produto usado, deixando o cabelo mais macio e brilhoso;
  • Nutrição: Deve ser feita por pessoas com cabelos pesados, ressecados, opacos e sem movimento, deixando os cabelos mais sedosos;
  • Reconstrução: Deve ser feita por quem tem os fios quebradiços, devolvendo a força aos cabelos.
LEIA >>>  Afinamento capilar: Saiba como evitar e qual o tratamento adequado

É importante fazer o cronograma completo no primeiro mês. Depois é só complementar (se tiver necessidade), com mais hidratação, nutrição ou reconstrução num segundo cronograma, avaliando os resultados do primeiro e vendo como os fios ficaram e do que eles ainda precisam.

Qual o cronograma oficial?

Vale lembrar que existe o chamado “cronograma capilar oficial”, que é composto por: oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução ao mês. Ele é indicado para quem está começando com o procedimento ou tem o cabelo muito danificado (usa de químicas com frequência).
O cronograma capilar oficial é feito como vamos mostrar a seguir. Lembrando que você deve fazer um intervalo mínimo de 48 horas entre cada procedimento:

  • Primeira semana: Hidratação – Hidratação – Nutrição
  • Segunda semana: Hidratação – Hidratação – Reconstrução
  • Terceira semana: Hidratação – Hidratação – Nutrição
  • Quarta semana: Hidratação – Hidratação – Reconstrução

Você vai lavar o seu cabelo normalmente com o shampoo escolhido (com água fria ou morna) e depois aplicar o produto referente ao tratamento do dia. Veja a seguir como escolher os produtos para cronograma capilar.
cronograma capilar mulher hidratando o cabelo

Produtos para cronograma capilar

Alguns especialistas concordam que o ideal é comprar os produtos para cronograma capilar da mesma linha e marca, para que eles se complementem durante o tratamento. Na hora de escolher que produtos comprar, vale a pena reparar na composição deles e se eles têm alguns (ou vários) dessas substâncias abaixo:

  • Hidratação: vitaminas, aloe vera, glicerina, panthenol;
  • Nutrição: óleos essenciais como óleo de coco, de abacate, de semente de uva, entre outros e manteigas de karité ou cacau;
  • Reconstrução: queratina, arginina, proteínas e colágeno

Geralmente no rótulo dos produtos está dizendo se ele serve para hidratação, nutrição ou reconstrução, além de especificar para que tipo de cabelo ele é recomendado. Certifique-se de comprar o produto ideal, que não precisa ser muito caro, mas que seja de uma marca de confiança.

LEIA >>>  Como fazer as unhas crescerem mais rápido e fortes? Veja algumas dicas!

Cronograma capilar para crescimento

Quem quer acelerar o crescimento dos fios, basta comprar produtos que sejam estimulantes e somar a um tônico capilar, que deve ser aplicado e deixar agir durante a noite, seguir o cronograma normal. Para crescer, os fios precisam estar fortes e nutridos e o cronograma capilar já vai ajudar nisso também.

Cronograma capilar caseiro

Para fazer o cronograma capilar caseiro você pode escolher vários ingredientes para cada etapa, mas separamos essa receita para você:

Hidratação: Pasta de Maisena

Em uma panela misture algumas colheres de maisena com água. Aqueça em fogo baixo até formar uma massa pastosa.

Como usar?

Aplique nos fios, mecha por mecha e deixe agir por 30 minutos.
pasta de maizena para cronograma capilar caseiro

Nutrição: Óleo de Coco

O óleo de coco tem um poder de nutrição muito grande e faz um bem danado para os fios. Dependendo da temperatura ambiente o óleo de coco muda de estado. Se estar muito calor ele fica liquido, caso esteja mais frio ele fica pastoso.

Como usar?

Para usar basta aplicar o o óleo de coco no cabelo, mecha por mecha. Você deve deixar agir por no mínimo 2 horas. Se ele estiver pastoso, você deve aquece-lo para que fique líquido, mas não pode deixar ferver.
Outra forma é fazer a umectação noturna. Para isso, basta aplicar e dormir com óleo no cabelo e retirar no dia seguinte. Recomenda-se o uso de um touca de pano (não pode ser de plástico).
Dica: Você pode passar o óleo de coco no couro cabeludo, massageando. Isso melhora a circulação sanguínea na área o que estimula o crescimento dos fios.
óleo de coco para cronograma capilar caseiro

Reconstrução: Vinagre de maça

A etapa da reconstrução pode ser feita com vinagre de maçã, pois ele trará componentes que estão em falta nos fios.

LEIA >>>  Colágeno em cápsulas: Funciona mesmo? Veja!
Como usar?

Misture meia xícara de vinagre de maçã com três xícaras de água filtrada.  Depois do condicionador ou máscara, aplique no fios e deixe agir por cinco minutos.
vinagre de maça para cronograma capilar caseiro
Veja também: Produtos para cabelos cacheados Produtos para cabelos com química.
Gostou das nossas dicas sobre cronograma capilar? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :