A compulsão alimentar é um problema que pode afetar várias pessoas, sendo que a pessoa com compulsão sente a necessidade de comer o tempo todo, mesmo quando não está sentindo fome. Durante uma crise de compulsão a pessoa não consegue se controlar e acaba comendo muito em pouco tempo.
A compulsão alimentar é um problema de saúde que deve ser tratado o quanto antes para não trazer graves consequências à pessoa.
Se você deseja saber um pouco mais sobre essa compulsão, leia esse artigo, pois a seguir nós iremos tirar todas as suas dúvidas sobre as causas, tratamentos e muito mais. Confira!
Indice do post
Quais as causas da compulsão alimentar?
Vários fatores poderão favorecer para que uma pessoa possa ter compulsão alimentar, dentre os quais podemos destacar principalmente:
Se a pessoa fica muito estressada ela poderá começar a comer mais para lidar com a situação, o que poderá influenciar para que ela tenha uma compulsão.
Problemas emocionais
Se a pessoa começa a descontar seus problemas na comida ela pode ter um descontrole e começar a comer cada vez mais, se tornando compulsiva.
Problemas com a aparência
Mais um dos principais fatores que leva uma pessoa a ter compulsão alimentar é a aparência, pois quando ela não gosta da sua aparência e pensa em comer menos ou fazer dietas malucas acaba correndo risco de comer compulsivamente e ter problemas mais graves.
Dietas muito restritivas
Quando uma pessoa faz dietas muito restritivas ela acaba ficando com sentimento de desânimo e não se sente saciada com facilidade, por isso poderá começar a comer compulsivamente.
VOCÊ JÁ CONHECE A DIETA JAPONESA? TIRE SUAS DÚVIDAS!
Quais os sintomas?
Ficar atento aos sintomas da compulsão alimentar é fundamental para conseguir diagnosticar esse distúrbio e iniciar o tratamento o quanto antes para que ele não se agrave.
Os principais sintomas de uma pessoa que está comendo compulsivamente são:
- Comer muito rápido
- Comer mesmo após já estar saciado
- Sentir culpa por ter comido demais
- Começar a criar o hábito de comer sozinho
- Comer quando não está com fome
Se a pessoa começa a apresentar esses sintomas é fundamental que ela consulte um médico para que ele possa dizer se ela está ou não com compulsão alimentar e realizar os tratamentos adequados.
Quais os tratamentos para compulsão alimentar?
O inicio do tratamento de quem possui esse problema consiste em consultar um psiquiatra especialista no caso, assim ele poderá trabalhar toda a parte emocional da pessoa ajudando para que ela saiba lidar melhor com seus sentimentos, saber falar não para a comida, melhorar sua autoestima e vários outros fatores.
Além do tratamento psicológico pode ser necessário que a pessoa utilize alguns medicamentos.
Remédios mais indicados
Os remédios para o tratamento da compulsão devem ser repassados por um médico conforme cada paciente, alguns dos mais indicados são:
- Cloridrato de sertralina
- Topiramato
- Metformina
- Orlistat
- Sibutramina
- Dimesilato de lisdexanfetamina
Na maioria dos casos são indicados remédios que ajudem a controlar a ansiedade ou que são inibidores de apetite.
Como evitar a compulsão alimentar?
O ideal é que a pessoa tente evitar ter a compulsão alimentar, sendo que para isso o fator principal é ela controlar sua saúde mental para conseguir controlar seus sentimentos.
Além do mais, a prevenção também deve ser feita a partir da adoção de hábitos saudáveis evitando dietas restritivas sem o acompanhamento médico.
Sempre que a pessoa notar que está com mudanças psicológicas ou emocionais que estão fazendo com que ela comece a comer mais é necessário que ela controle sua alimentação, e se necessário procure ajuda médica, a fim de prevenir o surgimento deste problema.
Quais as consequências?
A pessoa com compulsão alimentar poderá ter vários outros problemas relacionados à sua saúde, sendo que ela poderá ter algumas consequências mais simples, como dificuldade de digestão, azia, refluxo e alterações gastrointestinais. Ou a pessoa poderá ter consequências mais graves, como o ganho de peso até chegar à obesidade, colesterol alto, diabetes, problemas cardíacos e hipertensão.
Além do mais, também é possível que ela tenha consequências psicológicas, como depressão e fobia. Nesses casos é possível que a pessoa comece a se afastar das pessoas do seu convívio e deixar de frequentar os lugares que frequentava.
A compulsão alimentar é uma doença que deve ser tratada o quanto antes para evitar que a pessoa tenha problemas futuros.
Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe um comentário!