Pular para o conteúdo

Como fazer dieta detox

Como fazer dieta detox
Tempo de Leitura: 5 minutos

Se você quer obter uma melhora geral no sistema imunológico e no metabolismo sem gastar muito dinheiro este é um dos melhores métodos, a dieta detox se consiste em adicionar uma ou duas porções de bebida, suco ou chá no seu dia para ajudar o corpo a eliminar toxinas.

O que é Dieta Detox ou Desintoxicante ?

Ela consiste no consumo de uma alimentação natural baseada em hortaliças, legumes, frutas e chás que melhoram o funcionamento dos rins, intestino e fígado ajudando a eliminar as toxinas acumuladas no organismo devido ao consumo de produtos industrializados ricos em sal, açúcares, gorduras, aditivos e conversantes.

Essa desintoxicação acontece de maneira natural pelo corpo para reduzir o acúmulo de substâncias xenobióticas, que são moléculas estranhas ao organismo advindas da poluição, aditivos químicos, metais tóxicos e etc, sendo que alguns alimentos tem a capacidade de ajudar o corpo a eliminar essas toxinas mais rapidamente. 

É no tecido adiposo que se muitas dessas toxinas são acumuladas e quando são quebradas para serem usadas como energia, passam pelo fígado para serem metabolizadas e excretadas. 

Tudo que é ingerido passa primeiro pelo fígado. Ele executa várias funções como a produção da bile para a degradação de lipídeos e controle do metabolismo, purificação e metabolização de diversas substâncias tóxicas que são eliminadas por meio da urina e das fezes.

LEIA >>>  Suco de couve: Veja receitas fáceis e práticas para fazer em casa!

Por isso, há uma prioridade nos alimentos que melhoram o funcionamento desses órgãos, como a ingestão de fibras para diminuir a prisão de ventre e o consumo de alimentos diuréticos para eliminar as substâncias pela urina. 

Como fazer a dieta detox ?

Existem diversas formas de fazê-la mas geralmente consiste em um período de jejum seguido por uma dieta restrita composta somente por alimentos naturais e muito líquido. 

Ela é ótima para iniciar uma reedução alimentar ajudando a eliminar o vícios em muitas substâncias hiperpalatáveis facilitando a adaptação para uma alimentação mais saudável .

Ela tem duração de 3 a 5 dias, com restrição calórica baseada em sucos e sopas com a exclusão de produtos industrializados e alergênicos como laticínios, glúten, açúcares, adoçantes, corantes, álcool, conservantes, glutamato monossódico, gordura trans, alimentos rico em sódio e café.

Quando associada ao jejum, nesse período, somente o consumo de água e chás são permitidos porém sem adição de açúcar nem nenhum adoçante.

Quanto tempo dura a dieta Detox?

Se for uma dieta exclusivamente líquida, o ideal é que tenha duração de até 5 dias porém, se conter alimentos sólidos pode aumentar a duração para até 2 semanas.

Nesses 5 dias é priorizado o consumo de líquidos como sucos naturais, chás e água, não sendo permitido o consumo de cafeína, álcool, refrigerantes, leite, sucos prontos nem bebidas adoçadas. 

Porém, se optar por fazer a dieta por mais tempo pode incluir alguns alimentos sólidos como, por exemplo, os vegetais crucíferos, frutas, cereais integrais sem glúten, sementes, raízes e azeite de oliva.

Quanto tempo levo para desinchar ?

Geralmente no segundo dia da dieta já é possível começar a notar uma menor retenção de líquidos devido ao alto consumo de água e alimentos diuréticos.

LEIA >>>  Açafrão: Conheça os benefícios desse alimento!

Quais os alimentos permitidos na dieta detox ?

São priorizados alimentos que tenham ação diurética e anti-inflamatória para que promovam a desintoxicação e combata o envelhecimento precoce das células. Ela contém fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes como a vitamina B2, B3, B12, vitamina A, C e E, selênio, magnésio, zinco, coenzima Q10, quercetina, ômega 3, flavonoides e outros nutrientes.

Exemplos: Aveia, chia, linhaça, gengibre, folhas verde-escuras, agrião, goji berry, abacate, coco, cacau, manjericão, endro, hortelã, camomila, pepino, frutas vermelhas, frutas cítricas e castanhas.

Benefícios da dieta detox :

Muitas pessoas se sentem melhores após realizar a dieta pois ao eliminar os produtos industrializados do cardápio causa uma sensação de bem estar, melhora a concentração e a disposição. 

Por ser uma dieta rica em fibras e alimentos anti-inflamatórios melhora a digestão e diminui processos inflamatórios no intestino. 

Reduz a prisão de ventre e a constipação

Auxiliando na eliminação das toxinas pelas fezes e também na sensação de prazer e bem-estar pois esse órgão é responsável por alguns hormônios regulatórios do humor. Com a melhora da digestão também diminui a flatulência e o estufamento do estômago.

Elimina as toxinas

o consumo de gorduras saturadas e o sódio, o aspecto da pele melhora diminuindo a incidência de acne e da celulite. Elas surgem quando a pele está em processo inflamatório devido aos radicais livres geradas pelas substâncias tóxicas e pelo acúmulo de água no organismo. 

Por ser uma dieta reduzida em calorias ocasiona uma perda de peso rápido porém, para que se mantenha essa perda é necessário que se siga uma dieta balanceada e atividade física. 

Ela é muito eficaz para limpar o organismo das toxinas que dificultam o processo de emagrecimento mas para se ter uma perda realmente significativa deve-se realizar uma reeducação alimentar e promover uma mudança de hábitos mais consistente de maneira que seja feita de maneira saudável sem restringir nenhum nutriente essencial.

LEIA >>>  Dieta Dukan promete emagrecimento rápido. Saiba como!

Pressão arterial

Ela também ajuda a controlar a pressão arterial pela diminuição da ingestão de sódio e o consumo de alimentos diuréticos.

Ajuda nas funções do fígado melhorando seu desempenho na metabolização e eliminação das toxinas dos alimentos e bebidas ingeridos.

Sistema imunológico

Ela fortalece o sistema imune devido a alta ingestão de vitaminas, minerais e nutrientes que faz com que o metabolismo funcione de maneira mais eficiente e acelere a perda de peso.

Ao diminuir o consumo de refrigerantes, café e bebidas estimulantes faz com que se melhore a qualidade do sono, além trazer mais energia e disposição ao longo do dia.

Essa dieta é indicada para pessoas com compulsão por açúcares e carboidratos, problemas digestivos, retenção de líquidos, gases, constipação, excesso de peso e problemas para dormir.

Receitas de sucos Detox :

Opções de suco detox
Opções de suco detox

Opção 1 – Suco Detox Verde de maçã : 

– 1 maçã, 1 folha de couve com talo, 1 rodela de gengibre, ½ limão, 1 colher de sopa de linhaça e 1 copo de água de coco. Bate tudo no liquidificador, sem adoçar com gelo.

opção 2 – Chá Detox :

– 3 folhas de couve, 1 rodela de gengibre, 2 fatias de abacaxi, 1 colher de sopa de hortelã picada, 1 copo de chá de hibisco.

opção 3 – Suco Detox Verde de espinafre :

–  10 folhas de espinafre, ½ laranja cortada sem casca, 6 morangos médios, 100g de melancia, 1 copo de água. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :