Quem gosta de uma alimentação mais natural e saudável está sempre de olho nas novidades e novos ingredientes que possam incrementar o seu cardápio, e já deve ter ouvido falar da Castanha de Baru.
O Baru é um fruto típico do cerrado brasileiro, e tem o sabor exótico, muito parecido com o do amendoim. Também conhecido como Cumaru, o Baru é consumido em forma de castanha e oferece diversos benefícios para a saúde, fazendo com que seja considerado um alimento funcional.
Veja no artigo de hoje para que serve a castanha de Baru, os benefícios que ela oferece, como consumir e se ela ajuda a emagrecer ou faz engordar. Vamos conferir?
Indice do post
Para que serve a castanha de baru?
A castanha de Baru ficou inicialmente conhecida por ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL), mas não é só pra isso que serve a castanha de Baru. Ela também é usada para proteger o coração de doenças cardiovasculares, diabetes, Alzheimer, obesidade e câncer.
Como falamos, a castanha de Baru é considerada um alimento funcional, ou seja, além de ter propriedades medicinais, é rico em nutrientes, minerais e proteínas, e também tem ação antioxidante, além de oferecer outros benefícios como os que falaremos a seguir.
O óleo é usado para substituir cosméticos e produtos de beleza, para tratar a pele e os cabelos ressecados, e a castanha de Baru também é muito conhecida por causa do seu poder afrodisíaco, e por isso é também chamada de “Viagra do Cerrado”.
Quais os benefícios?
Listamos abaixo os principais benefícios da castanha de baru:
- Previne a coagulação sanguínea
- Acelera o metabolismo, favorecendo a melhor digestão de gorduras
- É rica em ômega 9, que ajuda a eliminar a gordura abdominal
- O ômega 9 também tem poder antioxidante e ajuda na cicatrização
- Contém ômega 3 e ômega 6, que atuam na prevenção do colesterol e da hipertensão
- Ajuda a regularizar os níveis da glicose
- Gera mais energia e disposição, e ajuda a diminuir a sensação de cansaço e fadiga, porque é rica em ferro
- Combate a anemia
- É rica em gorduras saudáveis, principalmente as monoinsaturadas
- É afrodisíaca e ajuda a aumentar a fertilidade masculina e feminina
Assim como outros alimentos, a castanha de baru também é usada para beneficiar a beleza e substituir cosméticos, e o óleo de baru (preferencialmente o orgânico, que é 100% natural e prensado a frio).
Os benefícios que ele oferece à sua beleza são:
- ajudar a hidratar os cabelos (sendo mais eficaz que o famoso óleo de Argan), restaurando os fios, evitando a queda de cabelo, as pontas duplas e o frizz.
- para tratar a pele, ajudando a atenuar marcas de estrias e a evitar os efeitos do envelhecimento precoce.
Como consumir Castanha de baru?
A castanha de Baru é consumida bem torrada como aperitivo, e também pode ser adicionada à receita de bolos, cookies, sopas e saladas, por exemplo.
Você também pode consumir a castanha de baru na forma de óleo, farinha ou, ainda, incrementar receitas substituindo outras oleaginosas como o amendoim, amêndoas, castanha de caju ou nozes.
É indicado consumir a castanha de baru junto com uma fonte de vitamina C, para facilitar a absorção do ferro.
Castanha de baru ajuda a emagrecer ou faz engordar?
Como falamos, a castanha de Baru oferece vários benefícios que ajudam a emagrecer, e por isso é uma grande aliada de pessoas que querem perder peso de forma natural e saudável.
Além disso, vale lembrar que a quantidade de ômega 9 ajuda a reduzir a gordura abdominal, e que é um alimento rico em fibras, o que proporciona uma sensação de saciedade e evita os lanchinhos fora de hora.
Quantas calorias tem?
Em 10 unidades de castanha de Baru, que representa cerca de 15g, tem 66 calorias, bem menos que a mesma quantidade de castanha de caju (que tem 90 calorias) ou da castanha do Pará (que tem 98 calorias), por exemplo.
Qual é o preço?
O preço da castanha de Baru pode variar de acordo com o local, e com a forma que você comprar, já que ela pode ser vendida torrada, sem casca, a granel, moída como farinha e em óleo, tanto para uso culinário quanto para substituir produtos de beleza, como falamos anteriormente.
Gostou do assunto? Então não deixe de ler esse texto sobre Doces Funcionais!