Muitas pessoas podem achar o nome estranho no primeiro momento, mas a Bichectomia é uma cirurgia para corrigir um problema conhecido como Corpo Adiposo Bucal ou Bola de Bichat, muitas personalidades já recorreram a Bichectomia, visto que o aparecimento dessa gordura, e um possível aumento de tamanho, influencia bastante na são a saúde, como também a parte estética. O formato do rosto, por exemplo, pode ser inclusive alterado devido o estado mais avançado da Bola de Bichat.
Como funciona a Bichectomia?
O procedimento é feito com a ajuda de uma anestesia local, podendo ser usado também uma sedação, isso ficará a critério do paciente, e também do médico, que irá analisar qual a melhor solução. A incisão é feita na parte interna da boca, portanto não deixa nenhum tipo de cicatriz aparente, e o procedimento leva em média 40 minutos. A Bichectomia é uma cirurgia que vem ganhando espaço entre os especialistas desde os anos 80, mas que ainda é pouco conhecida pelo grande público, sendo mais difundida nos Estados Unidos do que no Brasil. Saiba como é o passo a passo da Bichectomia:
- O médico aplica a anestesia, podendo ser com uma dose de sedativo ou não, em seguida é feito um corte de no máximo 2cm, na parte interna da boca, como mencionado acima.
- Nesse momento o médico identifica a Bola de Bichat e faz uma espécie de sucção dessa gordura, expelindo.
- Todo o excesso de gordura é retirado, sempre tomando cuidado para que não haja uma retirada maior do que a necessária.
- Cauterização do local, assim evita-se sangramentos, com o uso de um bisturi elétrico.
Recuperação da Bichectomia
- O tempo e processo para se recuperar da Bichectomia é muito parecido com o da extração de um dente siso, o tamanho do inchaço da região vai depender de cada paciente, mas, na maioria das vezes, dura em média uma semana, sendo que os três primeiros dias são os mais dolorosos.
- Durante a primeira semana é recomendado que seja feito um repouso absoluto pelo paciente que passou pela Bichectomia, evitando tanto a exposição ao sol, quanto esforço físico.
- O recomendando é ficar afastado das atividades profissionais por pelo menos dois dias a fim de facilitar essa recuperação.
Quais os principais riscos da Bichectomia
Por não envolver uma grande área, o procedimento é considerado de baixo risco, porém, como qualquer cirurgia, há a possibilidade de haver algum tipo de contratempo, como:
- Sangramento.
- Infecção.
- Lesão de nervo.
- Assimetria.
- Ressecção em excesso.
Sendo que esses três últimos são considerados muito raros de acontecer.
A gordura some sem precisar fazer a Bichectomia
Os especialistas costumam afirmar que existe essa possibilidade, mas ela é muito mínima, pois para queimar essa gordura exata, sem a necessidade de fazer Bichectomia, a pessoa precisa queimar praticamente todas as outras gorduras do corpo.
Vale lembrar que mesmo que a pessoa tenha bochechas grandes, somente um médico poderá concluir se a Bichectomia é a melhor solução para esse problema, pois existem outras medidas que podem ser tomadas.
Confira este vídeo para saber mais sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=CUIYYZxY4oE
Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!