Benefícios do abacate: Veja como essa fruta pode melhorar sua saúde!

Benefícios do abacate

O abacate é uma fruta saborosa e muito nutritiva. De fevereiro a maio, quando os abacateiros estão lotados (assim como as feiras, hortifrútis e supermercados) é época de estocar e congelar para conseguir ter os benefícios do abacate o ano todo. Rico em nutrientes, fibras, vitaminas e minerais, o abacate é considerado um superalimento e pode ser consumido puro, como vitamina, na salada e é o principal ingrediente da guacamole, uma iguaria típica da culinária mexicana. Mas, não é só na culinária que ele faz sucesso. O abacate também oferece benefícios para a beleza da sua pele e cabelos. Veja a seguir tudo que essa fruta pode fazer por você.

Indice do post

Avalie nosso artigo !
⭐⭐⭐⭐⭐

User Rating: Be the first one !

Benefícios do abacate para a saúde

Como dissemos, o abacate é super nutritivo. Sua composição tem grandes quantidades de Vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K, Folato, Potássio (em mais quantidade que a banana) e Fibras. Ela também possui quantidades consideráveis de Vitamina A, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina) e B3 (Niacina), Magnésio, Manganês, Cobre, Ferro, Zinco e Fósforo.
Cada um desses nutrientes oferece vários benefícios para a saúde, mas podemos destacar alguns deles:

  • O potássio ajuda a reduzir a pressão arterial;
  • 77% do abacate é de gordura boa (ácido oleico), que ajuda a reduzir inflamações;
  • As fibras contribuem para a perda de peso, reduzem os picos de açúcar no sangue e diminuem os riscos de muitas doenças, como o colesterol.

Vamos falar de outros benefícios do abacate a seguir.

LEIA >>>  Dietas saudáveis: Informações e dicas para você atingir seu objetivo!

Benefícios do abacate na gravidez

O abacate é uma fruta muito recomendada durante a gravidez porque cada xícara dessa fruta tem uma grande quantidade de ácido fólico (23%). Esta é uma vitamina super importante na formação do feto. Além disso, pode ajudar a reduzir as náuseas comuns pela manhã e as câimbras.
Benefícios do abacate

Uso de abacate no cabelo

Assim como o abacate nutre o corpo, também pode ser usado para nutrir os cabelos e deixá-los mais fortes. Como é rico em gorduras boas, deixa os fios mais brilhosos e macios, sendo especialmente eficaz quando usado para massagear cabelos secos, danificados e quebradiços.
O abacate também ajuda a eliminar o frizz e a evitar as pontas duplas, além de estimular o crescimento mais rápido dos fios.

Hidratação com abacate

Para fazer a hidratação com o abacate nos cabelos você vai precisar de:

  • 01 abacate bem maduro
  • 01 colher de sopa de mel
  • 01 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.

Retire a poupa da fruta e amasse com um garfo. Misture o mel e o azeite até obter uma mistura homogênea. Passe nos cabelos ainda úmidos e massageie mecha por mecha. Coloque uma touca térmica ou de banho e deixe agir por cerca de 40 minutos. Depois, lave normalmente, com o shampoo e condicionador de sua preferência.
Benefícios do abacate

Uso da fruta na pele

O abacate pode oferecer vários benefícios para a pele porque é rico em Vitamina E, que tem ação antioxidante e deixa a pele macia e flexível, além de ajudar a revitalizar a pele. Ele hidratar a pele, o abacate também retarda o aparecimento do envelhecimento precoce e reduz as olheiras. A máscara facial de abacate é muito simples. Pode ser somente a polpa da fruta amassada ou misturada com um pouquinho de mel. Para usar basta deixar agir por cerca de 20 minutos. Você também pode usar essa máscara nas pernas e nos glúteos, porque como o abacate devolve a flexibilidade da pele, ajuda a evitar o aparecimento de estrias.

LEIA >>>  Alimentos que diminuem a vontade de comer

Benefícios do abacate para a musculação

Quem faz exercícios físicos regularmente sabe que a produção do hormônio GH (conhecido como o hormônio do crescimento) tem o seu pico durante a noite, quando o corpo usa a gordura estocada como energia e forma os músculos. Comer duas colheres de sopa (no máximo três) do abacate puro (sem açúcar ou adoçante) antes de ir para a cama é o suficiente para ter esses benefícios.

Abacate ajuda na dieta?

Como dissemos, o abacate é rico em fibras, que ajudam na sensação de saciedade e a reduzir o apetite. Além disso, tem índices muito baixos de carboidratos e ácido oleico (a mesma gordura boa do azeite de oliva).p  Por isso é considerado um aliado na dieta e na perda de peso.
Adicione o abacate na salada para ter uma alimentação completa e de baixas calorias.
Tem interesse nesse tipo de informação? Então veja também:  Benefícios da amora, Benefícios do suco de berinjela Benefícios da Canela
Gostou das nossas dicas sobre os benefícios do abacate? Deixe seu comentário, vamos adorar receber sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :